terça-feira, 28 de junho de 2011

Pessoas-música; música-pessoas

Escolhi trabalhar com foco em pessoas. Nem plantas, nem bichos, nem números, nem máquinas, pessoas. Plantas não falam, não andam, nem tem vontade própria. Bichos são previsíveis (ou não), podendo ser domesticados, treinados.. números são lógicos, racionais. Máquinas, operacionais, adaptáveis às nossas necessidades.. Mas pessoas, haa, aí são outros 500, ou melhor, outros sentimentos, outro invento, outro movimento.. Cada uma é única, cada uma tem sua própria fala, caminhada, vontade,  grau de previsibilidade, e sua própria lógica (às vezes ilógica, aos nossos olhos) de ver o mundo. Têm sua racionalidade, emoção, personalidade, e cabe a nós saber lidar com cada uma! Tal inconstância tem a sua beleza.. o inesperado, o dinamismo, mesmo que por vezes exacerbado, um pulsar, quase alado, de intenções, aflições e diferentes percepções, pois é muito bom termos pessoas ao nosso lado! 
Também escolhi trabalhar com música, com a melodia que perpassa os ouvidos, o  tempo, o sentimento. Com as letras que levam a refletir, sentir... que elevam, e levam tempo pra de nós partir. Com o timbre mais harmônico, que faz arrepiar, com o ritmo que se assemelha ao nosso próprio pulsar.. com os arranjos vocais, nos arrumando internamente, fazendo perceber que trabalhar vozes é muito mais que técnica vocal, afinação e respiração. Trata-se de trabalhar, de forma lúdica, artística, seres humanos em evolução. A música, quando bem trabalhada nas pessoas, pode as elevar, trabalhar aspectos mais profundos, como auto-estima, trabalho em equipe, confiança, leveza de espírito, alegria de viver.. Cantar é muito mais que inspirar e expirar corretamente, melodicamente... é inspiração que faz brotar na gente.       
Pessoas também são música, e música pode vir de qualquer pessoa.
Na pessoa, música ressoa, ecoa, e coa o que há de mais bonito em cada uma: a essência boa.
Na música, as pessoas se encontram, em seus guetos, ou com elas mesmas..
Músicas são pessoas que permitiram serem instrumentos de inspiração.. sons vicerais de alguém que, muito mais que pensar, expressaram um texto, um poema, uma fala, ou uma idéia melódica, que se casou com uma combinação de notas harmônicas entre si, gerando elas mesmas, pessoas facilitadoras de tal processo, em versão arte.
Clarissa Araripe. 29/06/2011

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Lendo este post, percebo o quanto estou distante da música e das pessoas. Isso me fez refleti como as máquinas tomam meu tempo e me privam de viver, de amar, de sorrir.

    ResponderExcluir
  2. Cla, li um recadinho seu no meu blog. Volta a escrever, volta! Cheiro

    ResponderExcluir